Novidade no mercado automotivo brasileiro: BYD
- 02 Novembro 2022
- 3 min de leitura

Construa Seus Sonhos é o modal que muitos fabricantes de veículos prometem a seus clientes, mas para a fabricante chinesa BYD é literalmente o seu nome. BYD, acrônimo em inglês de Build Your Dreams (Construa Seus Sonhos). Mas será que ela consegue?
A fabricante chinesa desembarcou no Brasil em 2015 quando inaugurou sua primeira fábrica em Campinas (SP) para montagem de ônibus elétricos. Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Em 2020, iniciou a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). Além dessas iniciativas, ainda possui presença em projetos de mobilidade urbana (monotrilho) e até em comercialização de máscaras descartáveis.
No final de 2021, mais precisamente em novembro, deu o início para a comercialização dos automóveis com a apresentação do modelo SUV Tan EV e apresentou a EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil. De lá pra cá iniciou a abertura de várias concessionárias pelo país, começando pelas capitais.
Mas se você ainda lembra do início de outras marcas chinesas no Brasil, como os casos da Lifan, da JAC ou até da própria Chery, as comparações param por aí. A BYD promete entrar no Brasil com foco em carros elétricos e híbridos plug-in luxuosos recheados de tecnologia.
No início de Novembro de 2022 a gigante chinesa anunciou protocolo de intenções para abertura de 3 novas fábricas na Bahia, podendo até negociar o espaço deixado pela Ford naquele estado. Esse anúncio soou em vários canais digitais de notícias no mundo auto, como o Uol Carros (veja mais em Uol Carros - Elétricos).
Não bastasse a atenção da mídia especializada, já surgem diversos reviews em português dos carros da marca no YouTube. E até o momento, as fichas técnicas, o design, e a tecnologia empregada enchem os olhos de qualquer entusiasta por carros.
Não vai demorar muito para nos acostumarmos a ver exemplares circulando no trânsito brasileiro. E se você morar numa capital do país, já pode até fazer uma visita em alguma concessionária e escolher o seu, ou pelo menos dar uma olhada mais de perto com um test-drive.
Nós do ValorAuto damos as boas vindas a BYD e aguardamos ansiosos a oportunidade de inserirmos a marca em nossas análises de mercado. Afinal, já passou da hora de abrirmos o mercado para veículos mais interessantes nas vitrines das concessionárias. A mesmice do mercado já cansou faz anos.