A crise global dos semicondutores e o seu carro
- 02 Nov 2022
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Em primeiro lugar, vamos as explicações. Afinal, o que é um semicondutor? Caso sua curiosidade o leve ao Wikipedia, a definição do verbete em português será mais ou menos assim: “Os semicondutores são sólidos geralmente cristalinos de condutividade elétrica variável, podendo transitar com certa facilidade entre os estados de condutores e isolantes elétricos em função de parâmetros ambientais.”. Se soou grego para você, que tal facilitarmos o entendimento e simplificarmos o assunto, ouviu semicondutor, entenda chip (componentes eletrônicos).
Antes de entendermos a crise, precisamos entender o relacionamento entre um carro e seus semicondutores. De acordo com especialistas (veja mais na matéria em inglês em https://autocar.co.uk), um carro atual em média possui entre 1400 e 1500 chips, sendo que certos modelos podem chegar até 3000 unidades. A indústria automotiva consome cerca de 15% da produção anual de chips no mercado. É um casamento relevante, e qualquer que seja a crise, o efeito é sentido nas duas pontas.
A crise começou em 2020 com o aumento da demanda no mercado por circuitos integrados. A pandemia afetou a logística global de suprimentos e ao mesmo tempo as restrições na circulação de pessoas com a introdução do trabalho remoto em casa provocou o aumento da demanda por computadores (PCs), estimada globalmente em 13%.
Resumo da história, a indústria que é fortemente concentrada em 3 países Taiwan (63%), Coréia do Sul (18%) e China (18%) viu sua capacidade produtiva ser impactada e ao mesmo, viu o mercado aumentar a demanda. Do ponto de vista econômico, é a tempestade perfeita.
Os preços obviamente aumentaram. Mas a crise foi mais além, a produção ainda não acompanha a demanda, e muitos setores sofrem com falta de semicondutores, e o setor de Auto não é diferente.
Várias montadoras tiveram suas linhas de produção impactadas, tendo que paralisar ou encontrar meios alternativos para economizar semicondutores. Um dos exemplos criativos, foi a substituição da central multimídia do Toyota Corolla por uma versão sem botões físicos. Investimento em tecnologia ou economia de semicondutor? Deixo a questão para outros entusiastas responderem.
Mas se você não está a procura de um carro Zero KM agora, como essa crise afeta o seu bolso?
A resposta é complicada e ao mesmo tempo simples. Em todo mercado, a demanda e a oferta controlam os preços. A oferta de carros zero KM foi afetada, seus preços subiram pois os custos aumentaram. Menos oferta e preços mais caros, empurraram clientes para os seminovos, e novamente a dualidade da oferta e da demanda provocaram o aumento de preços no mercado de usados.
Infelizmente ainda conviveremos com essa crise por algum tempo. A produção na indústria de semicondutores não é tão simples de ser escalada, e a demanda por automóveis parece voltar a dar sinais de recuperação, o que coloca ainda mais pressão na normalização.
Por isso, antes de comprar ou trocar de carro, analise o mercado aproveitando as ferramentas do ValorAuto.
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