História Automotiva: Ferdinand Porsche

  • 02 Novembro 2022
  • 3 min de leitura
Post image
Share:
Existem personagens na história que são largamente conhecidos pelo nome e por seus feitos. Alguns dão nomes a marcas famosas e desejadas por muitos, cujo legado e criatividade permanecem até hoje.

Conheça Ferdinand Porsche, engenheiro austríaco famoso por projetos inovadores, fundador da Porsche junto com o seu filho (Ferry Porsche), e um dos criadores do carro mais vendido de todos os tempos: o fusca.

A história da criação e desenvolvimento do fusca é um capítulo a parte pois envolve muitos outros personagens num momento sombrio da humanidade, mas de certo temos a importante contribuição de Porsche no seu projeto.

Membro do Hall da Fama Automotivo desde 1987, recebeu o prêmio de “Engenheiro Automotivo do Século” em 1999. E além da fabricante que carrega o seu nome, foi um dos criadores do primeiro carro híbrido da história: Lohner–Porsche, produzido entre 1900 e 1905.

Nascido em 3 de Setembro de 1875, faleceu aos 75 anos em 30 de janeiro de 1951. Enfrentou duas guerras mundiais e a grande depressão de 1929. Tendo sido preso ao final da segunda guerra em Dijon na França, permaneceu por 20 meses sem julgamento. Foi solto com a ajuda de um carro: o modelo 360 Cisitalia.

O contrato deste carro para um Grand Prix rendeu recursos ao filho para que pudesse libertar seu pai da prisão. O carro nunca chegou a participar de competições.

O primeiro modelo da marca Porsche foi o Porsche 356 desenvolvido a partir de 1949, tendo sido fabricados 49 carros inteiramente a mão numa antiga serralheria em Gmund Austria. Sem crédito bancário para custear sua empresa, usou adiantamento de pagamentos como alavanca para os seus negócios. Mais de 78 000 Porsche 356 foram fabricados nos 17 anos seguintes.

Posteriormente contratado pela Volkswagen para consultoria adicional, recebeu royalties para cada Volkswagen do Tipo I (Fusca) fabricado. Mais de 20 milhões de unidades do carro foram produzidas.

A marca Porsche ainda carrega em seu DNA a criatividade e a inovação de seu fundador, com o seu nome eternizado no mercado automotivo.